Callbacks em Node.js

Saiba como fazer callbacks em node.js

Por Pedro Galvão

Callbacks são funções passadas como argumentos para outras funções e são executadas após a conclusão de uma operação, facilitando a programação assíncrona em Node.js.

O que são Callbacks em Node.js?

Precisando aprender programação mas não sabe por onde começar? Então conheça nosso rank oficial com os melhores cursos do mercado. Clique no link abaixo!

Rank oficial dos melhores cursos de programação

Em Node.js, callbacks são usados para gerenciar tarefas assíncronas. Eles permitem que o código continue a ser executado sem esperar pela conclusão de operações demoradas.

Como funcionam os Callbacks?

Utilize funções nomeadas, modularize o código e considere usar bibliotecas como Async.js.

Evitando o Callback Hell em Node.js

Tratamento de erros com callbacks

O tratamento  é crucial. A prática comum é passar o erro como o primeiro argumento da função callback, verificando antes de prosseguir com a lógica.

Eles trabalham juntos para gerenciar eventos assíncronos. Callbacks são usados para tratar eventos específicos quando eles ocorrem.

Callbacks e EventEmitters em Node.js

Promises são uma alternativa aos callbacks para lidar com operações assíncronas. Elas oferecem uma sintaxe mais clara e evitam o problema de "callback hell".

Callbacks x promises

Melhores práticas ao usar Callbacks em Node.js

Para evitar o "callback hell", mantenha os callbacks simples e use funções nomeadas. Além disso, considere usar Promises ou async/await.