Os widgets estão de volta: Windows 11 traz a personalização e praticidade da era Vista

Tela do windows vista

Precisa aprender programação de uma vez por todas? Então conheça o curso mais completo do Brasil. Clique abaixo e saiba mais!

Os widgets estão de volta! A Microsoft decidiu reviver a experiência dos famosos Gadgets do Windows Vista e trazê-los para o Windows 11. De acordo com documentos obtidos pelo site Windows Latest, em breve será possível fixar na área de trabalho do sistema operacional (SO) diversos recursos, inclusive ferramentas de terceiros. Essa novidade promete trazer mais personalização e funcionalidades para os usuários do novo sistema operacional da Microsoft.

Os widgets do Windows 11 são semelhantes aos Gadgets que foram descontinuados no Windows Vista. No entanto, eles terão algumas diferenças importantes. Enquanto os Gadgets podiam ser posicionados em qualquer lugar da área de trabalho, os widgets do Windows 11 ficarão fixados no lado esquerdo da tela. Além disso, as funcionalidades dos widgets serão mais limitadas em comparação com os Gadgets.

Veja mais conteúdos como esse.

Para quem não se lembra, os Gadgets permitiam que os usuários expandissem as capacidades de suas áreas de trabalho com recursos como clima, notícias, relógios, calendários e muito mais. Agora, com a chegada dos widgets no Windows 11, poderemos ter algo semelhante, trazendo informações e funcionalidades úteis diretamente na área de trabalho.

Tela de widgets do windows 8
Windows 11 trará novidades em breve, com novos widgets para desktop.

De acordo com o relatório obtido pelo site, a Microsoft está empenhada em aprimorar a funcionalidade e a aparência dos widgets no Windows 11. Essas melhorias devem surgir nas próximas atualizações do sistema operacional. Com isso, será possível fixar os widgets desejados na área de trabalho, proporcionando um acesso rápido e fácil às ferramentas mais utilizadas.

Essa mudança na forma como os widgets funcionam no Windows 11 pode trazer benefícios significativos para os usuários. A possibilidade de fixá-los na área de trabalho pode aumentar a produtividade, permitindo um acesso mais rápido às informações e recursos importantes. Além disso, a Microsoft está trabalhando em parceria com desenvolvedores para permitir a inclusão de widgets de terceiros no desktop, oferecendo ainda mais opções aos usuários.

Como vão funcionar os “novos” widgets?

Os “novos” widgets serão programas que poderão ser baixados e fixados na área de trabalho do Windows. Isso significa que a Microsoft não está eliminando o painel de widgets no Windows 11. O painel de widgets ainda estará presente e poderá ser acessado para adicionar, remover ou gerenciar os widgets disponíveis.

Caso você decida desafixar um widget da área de trabalho, ele continuará disponível no Windows através do painel de widgets. Ou seja, você não perderá os widgets, eles apenas deixarão de ser um recurso fixo na área de trabalho. Para acessá-los novamente, você poderá clicar com o botão direito ou tocar e segurar em qualquer widget no painel e selecionar a opção “fixar na área de trabalho”.

Vale ressaltar que, no ano passado, a Microsoft adicionou suporte a widgets de terceiros no Windows 11. Isso significa que desenvolvedores podem criar seus próprios widgets e disponibilizá-los para os usuários. Esses widgets de terceiros são alimentados pela plataforma Adaptive Cards, que utiliza a tecnologia web Chromium para oferecer uma experiência complementar aos aplicativos Win32 e PWA.

Com a volta dos widgets no Windows 11 e a possibilidade de personalizar a área de trabalho com ferramentas úteis e informações instantâneas, os usuários terão mais controle e praticidade em seu ambiente de trabalho. Agora, será possível ter acesso rápido às informações mais relevantes e executar tarefas de forma mais eficiente. Estamos ansiosos para ver como os widgets evoluirão e como os desenvolvedores irão aproveitar essa nova oportunidade para oferecer recursos e funcionalidades inovadoras aos usuários do Windows 11.

Esse artigo foi útil para você? 🤔
Deixe seu comentário!

Pedro Galvão

Estudo e trabalho com programação/ tecnologia há mais de 5 anos. Iniciei na carreira de programação como Front-end e migrei para a área de SEO com foco na parte técnica, cuidando da estrutura do site, performance e afins.

Compartilhe

Conheça os melhores
cursos de programação!

Conheça os melhores cursos de programação do mercado e de um up na carreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima